A área de intervenção na promoção da saúde em contexto escolar foi implementada pela Direção Regional da Saúde em parceria com a Direção Regional da Educação com o intuito de contribuir para a elevação do nível educacional e de saúde da comunidade escolar.

 

Neste âmbito, foi criado o Gabinete de Saúde Escolar da EBIRI, em parceria com o Centro de Saúde de Ponta Delgada, com a finalidade de se dar cumprimento ao preconizado no Decreto Legislativo Regional n.º 8/2012ª de 16 de março e a Portaria n.º 105/2012 de 12 de outubro e, deste modo, desenvolver ações conducentes à promoção de estilos de vida saudável em meio escolar.

 

Este Gabinete é constituído por uma Equipa Multidisciplinar que promove e impulsiona atividades relativas aos seguintes planos de ação: rastreios, sessões de educação para a saúde e sistema de vigilância de comportamentos de risco relacionados com a saúde individual e coletiva.

 

Destaque-se, ainda, a existência do Gabinete de Apoio ao Aluno como espaço privilegiado de acesso à informação, esclarecimento de dúvidas ou de encaminhamento específico para a resolução de problemas no âmbito da saúde escolar.

 

Equipa responsável:

Coordenador: Prof. Pedro Condesso e Silva

Restantes elementos: Prof.ª Graça Cabral; Psicóloga Beatriz Viveiros; Enfermeira Maria José Goulart e Enfermeira Pilar Simões.

 

Dia, Hora e Local de Atendimento:

– 6ª feira das 9:20 às 12:40;

– Sala 22 (onde funciona o Gabinete de Saúde Escolar da E.B.I. Roberto Ivens situada nas instalações da EB2 Roberto Ivens, Bloco E, junto ao campo de jogos/ginásio).

 

Plano de Atividades de Saúde Escolar:

Embora o plano se encontre em fase de elaboração, estando previsto estar concluído no mês de outubro, serão desenvolvidas ao longo do ano letivo atividades enquadradas nas áreas prioritárias de educação para a saúde.

 

As áreas prioritárias de educação para a saúde são:

1- A alimentação saudável;

2- A saúde oral;

3- A saúde mental;

4- A saúde afetivo-sexual e reprodutiva;

5- A saúde reprodutiva;

6- A atividade física;

7- O ambiente e saúde;

8- A segurança individual e coletiva, prevenção de acidentes e suporte básico de vida.

 

Página no Facebook do GSE: 

 

Instagram: