Meio físico e social

A EBI Roberto Ivens serve a população de uma zona geográfica definida do seguinte modo: a parte sul-nascente do concelho de Ponta Delgada – com aproximadamente 19,20 Km2e uma população residente de cerca de 20.000 habitantes.

Os sete estabelecimentos de ensino da unidade orgânica têm um distanciamento físico máximo de cerca de 7,2 Km entre si, localizando-se num espaço geográfico com características urbanas e semiurbanas, mantendo as freguesias de S. Roque e Livramento alguns traços da ruralidade que lhes foi caraterística até há bem pouco tempo.

Quer as freguesias de S. Roque e Livramento, quer as de S. Pedro e Matriz – estas tipicamente urbanas – são espaços físicos aprazíveis e que possuem recantos onde é possível algum refúgio ao bulício típico do quotidiano das zonas urbanas e limítrofes. Contudo, apresentam alguns constrangimentos ao nível da circulação rodoviária e pedonal, agravando-se particularmente esta questão, e sendo mesmo potencialmente perigosa, numa área significativa da freguesia de S. Roque. A matriz socioeconómica da população residente está ainda bastante ligada aos setores primário e secundário, embora a esmagadora maioria dos agregados familiares esteja, em termos laborais, vinculada ao setor terciário, sobretudo na zona urbana, onde estão concentrados o comércio e os serviços, públicos e privados.

No que concerne especialmente às freguesias de São Roque e Livramento, em função do seu posicionamento geográfico e do tipo de formação e competências das suas gentes, a grande maioria da população ativa destas localidades, desloca-se diariamente para trabalhar em Ponta Delgada. Assim, São Roque e Livramento, como subúrbios de Ponta Delgada, fornecem mão-de-obra para a construção civil, estiva e outros ofícios correlativos ao Porto de Ponta Delgada, bem como empregados comerciais e funcionários dos serviços públicos, entre outros. Contudo, como se referiu anteriormente, estas freguesias reúnem as características próprias de uma sociedade rural que ainda vai persistindo, sendo que grande parte da sua população se dedica à agricultura e lavoura, persistindo em transmitir os seus costumes às gerações mais jovens.

É de referir, também, que existe, quer no centro urbano de Ponta Delgada , nomeadamente nas freguesias de S. Sebastião (Matriz) e S. Pedro , quer nas freguesias de São Roque e Livramento, uma grande heterogeneidade social, económica e cultural das famílias. Podemos encontrar famílias com bom nível de vida e com formação média ou superior e, também, agregados familiares com níveis de escolaridade muito baixos e de fracos recursos socio-económicos, que vivem em ambientes degradados e apresentam graves problemas de alcoolismo, comportamentos desviantes, desemprego, droga e instabilidade familiar. Tanto é que, ao nível da unidade orgânica, existe um número bastante significativo de alunos que beneficiam do apoio do ASE, beneficiando de diversos auxílios económicos, desde os manuais escolares e outro material, a transportes e refeições.

Por outro lado, as alterações que têm ocorrido, de forma substancial e sempre em crescendo, no seio das famílias, a sua desestruturação, o aumento do número de mulheres empregadas, a maior exigência no mundo do trabalho e o afastamento geográfico em relação à residência e ao local de trabalho são fatores que têm contribuído para uma significativa demissão dos pais no processo educativo dos filhos, remetendo para a escola toda a responsabilidade de estruturar, implementar e desenvolver ações de caráter educativo e social. Daí, que algumas crianças fiquem muito tempo entregues a si próprias, outros entregues a familiares ou empregadas domésticas, e outras, ainda, a frequentarem atividades em ATL’s.

As instalações e equipamentos

Os estabelecimentos de ensino da unidade orgânica utilizam instalações de tipologias bem diversas, desde os edifícios do tipo do Plano de Centenários – S. Roque I (Poço Velho) e Livramento I (Carmo) – aos do tipo P3 (S. Roque II) passando pelos de tipologia mista (S. Pedro, Matriz, Livramento II).

De um modo geral, as instalações apresentam as condições necessárias para o uso a que se destinam.

Situação diferente verifica-se na EB2 Roberto Ivens, recentemente requalificada, em termos de instalações, e parcialmente equipada com novos meios e instrumentos de apoio à atividade curricular e extracurricular. A par dos equipamentos móveis, audiovisuais e informáticos, de apoio às atividades letivas, a escola ficou ainda servida com instalações e serviços de apoio, como sejam um auditório equipado com os mais recentes meios técnicos, uma biblioteca, um refeitório e adjacente cozinha, um pavilhão gimnodesportivo, um ginásio e um polidesportivo descoberto.

De referir que, nos termos da política de gestão dos equipamentos desportivos da região, o gimnodesportivo e o ginásio referidos são utilizados por entidades externas à escola, durante toda a semana, após o período letivo.

A População estudantil

A população estudantil da EBI Roberto Ivens é de sensivelmente 2000 alunos, os quais são oriundos das freguesias da zona geográfica que a unidade orgânica serve, mas também das zonas limítrofes.

De facto, estando a EBI Roberto Ivens situada no mais importante centro urbano da Região, o qual tem vindo, continuamente, a registar um significativo aumento populacional, seria expectável que, em consequência disso, registasse um progressivo aumento da sua população estudantil. Não obstante esse crescimento, esta unidade orgânica tem sempre recebido alunos com residência habitual fora da área geográfica que serve, mais concretamente das freguesias circunvizinhas do concelho de Ponta Delgada, dado que os seus pais, em percentagem considerável, trabalham na cidade e procuram matricular as crianças nos Núcleos Escolares que se encontram próximos dos seus locais de trabalho.

Uma parte da população estudantil da unidade orgânica provém de algumas zonas mais complexas, em termos sociais, caracterizadas por bolsas de habitação social mais degradadas. A escola tem uma oferta educativa que vai do Ensino Pré-escolar ao 2.º Ciclo do Ensino Básico, passando pelo 1.º Ciclo, e pelos percursos escolares alternativos Programa Oportunidade (I e II), além de turmas do Programa Específico do Regime Educativo Especial (PEREE) e turmas com Projeto Curricular Adaptado.

A EBI Roberto Ivens disponibiliza, ainda, o ensino recorrente (1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico) a cidadãos reclusos, mediante um protocolo que mantém, desde há alguns anos, com o Estabelecimento Prisional Regional de Ponta Delgada.

O pessoal docente

São cerca de 180 os docentes que prestam serviço nesta unidade orgânica, entre professores do Pré-Escolar, 1.º Ciclo, 2.º Ciclo e Ensino Especial. Alguns desses docentes prestam serviço em mais de um estabelecimento de ensino, em especial aqueles a quem estão distribuídas tarefas de apoio educativo e os docentes do Ensino Especial. O corpo docente é, desde há alguns anos, bastante estável.

O pessoal não docente

Na EBI Roberto Ivens existem cinquenta e três assistentes operacionais, treze funcionários administrativos, cinco técnicas de Educação Especial e duas psicólogas. Estes recursos desempenham as suas funções na escola sede e nas escolas afetas a esta unidade orgânica. Anualmente são contratados uma Terapeuta de Fala e uma Terapeuta Ocupacional.

A este nível de recursos humanos, a Unidade Orgânica debate-se com alguns problemas, nomeadamente o número insuficiente de assistentes em todos os estabelecimentos de ensino.