A assembleia é o órgão responsável pela definição das linhas orientadoras da atividade da unidade orgânica, com respeito pelos princípios consagrados no DLR n.º13/2013/A. É igualmente o órgão de participação e representação da comunidade educativa, devendo estar salvaguardada na sua composição a participação de representantes dos docentes, dos pais e encarregados de educação, dos alunos, do pessoal não docente e da autarquia local.

Além destes representantes, a assembleia de escola tem nos últimos anos contado com a presença da presidente do Conservatório Regional de Ponta Delgada. A cooptação deste representante das atividades artísticas deve-se a vários factores, entre os quais destacamos: a proximidade entre ambas as unidades orgânicas; o interesse mútuo no estabelecimento de parcerias e a existência de alunos em comum.

 A atual assembleia, presidida pelo professor Roberto Gandarinho, foi eleita até ao final do ano letivo 2024/2025. Este órgão reúne, pelo menos, uma vez por trimestre. As comissões de trabalho constituídas, que vão dando resposta às competências atribuídas pelo DLR n.º13/2013/A e pelo Regulamento Interno da escola, reúnem sempre que necessário.