O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) da escola é um serviço especializado de apoio educativo, que funciona sob a dependência direta do órgão executivo da Escola Básica Integrada Roberto Ivens.
São competências do SPO, para além das previstas na legislação em vigor sobre a matéria, as seguintes:
Ao psicólogo que desenvolve as suas funções em contexto escolar compete-lhe:
a) Conceber e participar na definição de estratégias e na aplicação de procedimentos de orientação educativa que promovam o acompanhamento do aluno ao longo do seu percurso escolar;
b) Intervir, a nível psicológico e psicopedagógico, na observação, orientação e apoio dos alunos, promovendo a cooperação de professores, pais e encarregados de educação em articulação com os recursos da comunidade;
c) Participar nos processos de avaliação multidisciplinar e interdisciplinar, tendo em vista a elaboração de Relatórios Técnico Pedagógicos e Projetos Educativos Individuais, e acompanhar a sua concretização;
d) Elaborar o seu plano anual de atividades, a submeter à apreciação do órgão executivo da EBIRI, bem como o relatório de execução do plano, no final do ano letivo.
Ao terapeuta da fala compete-lhe atuar ao nível:
a) Da Comunicação em expressão e compreensão;
b) Avaliar os alunos sinalizados para Terapia da Fala, tanto do ensino regular como do ensino especial e intervir, direta ou indiretamente;
c) Participar nos processos de avaliação multidisciplinar e interdisciplinar, tendo em vista a elaboração de Relatórios Técnico Pedagógicos e Projetos Educativos Individuais e acompanhar a sua concretização;
d) Conceber a definição de estratégias e a aplicação de procedimentos terapêuticos que promovam o acompanhamento e desenvolvimento do aluno ao longo do seu percurso escolar.
Ao terapeuta ocupacional compete-lhe:
a) Avaliar os alunos sinalizados para Terapia Ocupacional, tanto do ensino regular como do ensino especial e intervir, direta ou indiretamente;
b) Promover a participação em atividades significativas para o aluno e o desenvolvimento de competências de aprendizagem e autonomia, generalizando estas aprendizagens para os restantes contextos de vida;
c) Participar nos processos de avaliação multidisciplinar e interdisciplinar, tendo em vista a elaboração de Relatórios Técnico Pedagógicos e Projetos Educativos Individuais e acompanhar a sua concretização;
d) Conceber a definição de estratégias e a aplicação de procedimentos terapêuticos que promovam o acompanhamento e desenvolvimento do aluno ao longo do seu percurso escolar.
Equipa responsável
Psicologia: Anabela Reis, Ana Catarina Silva e Beatriz Viveiros (coordenadora)
Terapia da Fala: Helena Câmara e Marta Aguiar
Terapia Ocupacional: Marta Ferreira
Contato
E-mail: [email protected]