Caros pais e/ou encarregados de educação

Considerando a atual situação de estado de contingência, devido ao Covid-19, e, enquanto se mantiver o encerramento das escolas, as atividades letivas do 3.º período serão asseguradas em regime de ensino à distância. A Escola, sob orientação da Direção Regional da Educação, procurará responder ao desafio, na tentativa da prossecução dos objetivos estabelecidos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e nas Aprendizagens Essenciais, com recurso aos meios que estiverem ao nosso dispor.

Estamos a elaborar o nosso Plano de Ensino à Distância – E@D -, para ser operacionalizado pelos docentes de cada conselho de turma/núcleo, onde constarão uma série de orientações e recomendações a todos os intervenientes, num contexto nunca antes perspetivado. Todos nós (Conselho Executivo, Professores, Pais e Alunos) tivemos que nos adaptar, rapidamente às novas circunstâncias, nunca antes vivenciadas.

Estamos conscientes de que nem todos têm as condições ideais e que aparecerão alguns obstáculos ao sucesso dos nossos projetos – apenas e simplesmente porque não há soluções perfeitas. Queremos que saibam que daremos o nosso melhor e que, como sempre, contamos com a vossa colaboração, porque queremos o melhor para os nossos alunos.

A partir da próxima semana, os diretores de turma/professores titulares/educadoras, após reunirem por teleconferência para avaliação do 2.º período e organização do 3.º, iniciarão os contactos convosco. Podemos adiantar que o trabalho incidirá na consolidação das aprendizagens já realizadas nos períodos anteriores, em articulação com o desenvolvimento de possíveis novas aprendizagens que possam ser feitas à distância. Ainda não está confirmado, mas há a possibilidade de os alunos poderem aceder a alguns conteúdos educativos através do canal de televisão RTP.

O Sistema de Gestão Escolar (SGE) terá um papel preponderante na gestão do ensino e aprendizagem à distância, contando com um espaço para interação entre professores, alunos e encarregados de educação, estando já disponível a remissão dos trabalhos realizados para correção e feedback dos professores. Nessa mesma plataforma – SGE –  estará implementada a área “Estuda em Casa”, em que, entre outras secções, existe um mural semelhante aos das redes sociais, no qual se poderá desenvolver um trabalho organizado por escola, por turma e por disciplina, com diversas ferramentas de interação.

Assim, solicita-se aos encarregados de educação que ainda não têm acesso ao SGE, consultem a página da escola (https://ebiri.edu.azores.gov.pt/noticias/acesso-a-plataforma-sge/) e sigam os procedimentos que lá estão.

Aproveitamos para informar que estão em estudo as formas de cedência de equipamento aos alunos do 2.º ciclo que não dispõem do mesmo.

Queremos, sobretudo, que todos os envolvidos neste processo olhem o futuro e contribuam para um percurso comum que promova o desenvolvimento integral do aluno numa perspetiva solidária, em que a escola se faz por todos, com todos e para todos. 

Fiquem bem!

 

Ponta Delgada, 9 de abril de 2020

 

A Presidente do Conselho Executivo